domingo, 17 de janeiro de 2010

Tratamento Hormonal

O tratamento endocrinológico, hormonal, tem como objetivo induzir o aparecimento de caracteres sexuais secundários compatíveis com a identificação de gênero, assim como possibilitar o acompanhamento clínico do psicólogo/psiquiatra. A hormonização deverá ser realizada pelo resto da vida e apenas interrompida para a realização de cirurgias. A terapia hormonal prescrita após o diagnóstico de transexualidade pelo psiquiatra/psicólogo pode ser realizada pelo endocrinologista ou urologista. É de fundamental importância estabelecer a dose ideal do medicamento para cada pessoa, destacando–se o fato de que não há necessidade de doses elevadas de hormônios para se alcançar os efeitos desejados ou alcançá–los mais rapidamente. O ideal seria o acompanhamento médico (e não a automedicação), até porque a literatura especializada aponta para a necessidade de pesquisas empíricas (estudos de casos) sobre os efeitos colaterais do uso prolongado de hormônios.

Antes de começar o tratamento hormonal, é importante realizar testes para checar os níveis de hormônios no sangue, a funcionalidade do fígado, níveis de lipídeos, glicose, pressão sanguínea, contagem de células vermelhas, brancas e plaquetas. Isto é importante para evitar que quaisquer problemas de saúde pré-existente sejam despertados ou piorados devido ao tratamento hormonal. Acompanhamento médico e psicológico são imprescindíveis ao se realizar tratamento hormonal. Auto-medicação pode causar sérios efeitos colaterais, que podem inibir os efeitos desejados e até levar a morte.

No caso dos FTM's, existem diversas opções de terapia de reposição androgênica disponíveis no mercado. A testosterona é o principal hormônio utilizado para induzir o desenvolvimento dos caracteres sexuais secundários masculinos, podendo ser administrada por injeções intramusculares de ésteres de testosterona, vias transdérmicas como adesivos, géis de testosterona e de di–hidrotestosterona (DHT) e sistemas subcutâneos, como o adesivo bucal e o undecanoato de testosterona oral.

A forma mais comum é por injeções, já que elas fornecem mais facilmente quantidade suficiente de testosterona para que as mudanças físicas aconteçam. Testogel (Androgel) é mais confortável de ser aplicado do que injeções e provê um nível mais estável de testosterona, possivelmente reduzindo os riscos de efeitos colaterais. Contudo, é necessário evitar o contato de pele com mulheres ou crianças por pelo menos 6 horas após a aplicação, para que elas não sejam afetadas pelo hormônio. As pílulas também são mais confortáveis que injeções, mas causam maior risco de problemas no fígado. Os implantes sob a pele têm a tendência de sairem da pele, de se moverem sob a pele e de deixarem um resíduo que pode causar inchaço por um longo período depois que a testosterona foi liberada.

Existem diferentes tipos de injeções e a mais comum é a injeção de Durateston (em alguns outros países chamado de Sustanon) 250mg a cada 3 ou 2 semanas. Hoje em dia, o tratamento com Nebido 4ml está começando a se tornar popular. O Nebido tem a vantagem de não causar picos tão acentuados de testosterona (nível de testosterona muito alto logo após a injeção e muito baixo perto da data em que se deve tomar a próxima injeção) e de precisar ser injetado somente 4 vezes ao ano. Contudo, Nebido é bem mais caro e 4ml é uma dose bem mais alta a ser injetada do que Durateston 250mg, que normalmente é injetado por ampolas de 1ml.

Embora muitos entendam como necessário, alguns FTM's podem não optar pelo tratamento hormonal para adequar o seu corpo ao sexo psicológico. As razões pelas quais um transexual opta por não realizar tratamento hormonal variam de pessoa para pessoa, mas podem ser, por exemplo, problemas de saúde, medo de discriminação etc.



Efeitos desejados

Uma série de mudanças corporais e metabólicas acontecem depois do início do tratamento. É interessante observar que, além de estar entrando na puberdade masculina, você estará entrando na menopausa. Os efeitos da testosterona podem ser permanentes ou reversíveis, mas também há possíveis efeitos indesejados, ou efeitos colaterais. E embora muitos de nós queiramos ficar mais altos e com os ossos do quadril mais masculinos, infelizmente essas são mudanças que apenas ocorrem se o tratamento hormonal for iniciado na puberdade. Contudo, o tratamento trará várias mudanças desejáveis que farão com que você tenha aparência masculina e normalmente passe como homem!!!


Efeitos permanentes

  • • Voz - irá engrossar, ficando com som tipicamente masculino. Se você está realizando tratamento com Durateston, ela deve começar a mudar em mais ou menos 2 ou 3 meses de tratamento hormonal. Essa é uma das mudanças mais desejadas, já que muitas vezes a voz é a responsável por fazer com que um FTM não consiga passar como homem antes do tratamento ser iniciado. Uma vez que a voz mudou, não é possível voltar à voz anterior, mesmo que o tratamento hormonal seja suspenso.
  • • Barba - embora a barba comece a aparecer em mais ou menos 3 ou 4 meses de tratamento com Durateston, levam anos até que ela se desenvolva totalmente. Esta também é uma mudança permanente - mesmo que você suspenda o tratamento hormonal, você continuará tendo barba. Em geral, você irá notar que a quantidade de pêlos do corpo todo irá aumentar.
  • • Cabelo - você poderá perder um pouco de cabelo, que ficará distribuído em um padrão mais masculino, por exemplo, com algumas entradas. Em alguns casos isso poderá continuar até que você fique careca!! Muitas vezes isso irá depender do padrão encontrado em sua família. Se todos os homens na sua família ficaram carecas bem cedo, provavelmente você também ficará. Esta mudança também é permanente.
  • • Clitóris - o clitóris aumentará de tamanho (normalmente entre 4 e 5 cm) e será possível perceber que ele ficará um pouco maior quando você se sentir excitado. A mudança no tamanho do clitóris também é permanente e levará bastante tempo (2 ou 3 anos) para se estabelecer. No começo do tratamento você sentirá que o clitóris está mais sensível. Alguns homens transexuais reportam desconforto, por exemplo, ao usar jeans, no início do tratamento.
  • • Sistema reprodutivo - depois de alguns meses em tratamento com Durateston (normalmente dentro de 5 meses), a menstruação irá parar de vir. Se você parar o tratamento hormonal dentro de mais ou menos 1 ano, é possível que a menstruação volte e o seu sistema reprodutivo volte a funcionar como antes. Contudo, depois de vários anos em tratamento, os ovários irão parar de funcionar e é provável que você não possa mais ter filhos. Se você sofrer sangramento após a mentruação ter cessado, é importante ir ao médico para verificar as causas, já que uma das causas de sangramento após menopausa pode ser câncer. 


Efeitos reversíveis

  • • Libido - provavelmente você sentirá um aumento considerável no desejo sexual, assim como meninos o sentem na puberdade. Muitos dizem que isso o afetará mais no início do tratamento e depois você irá se acostumar, assim como acontece com os homens biológicos. Raramente, pode acontecer que o desejo sexual diminua, ao invés de aumentar.
  • • Músculos e gorduras - você poderá observar que ficará mais fácil de ganhar músculos e que a distribuição de gorduras pelo corpo irá ganhar um padrão mais masculino, se concentrando mais perto do estômago ao invés de no quadril e nas coxas. Algumas pessoas reportam uma diminuição no tamanho dos seios, devido a essa redistribuição de gordura. Embora o aumento na massa muscular possa começar logo nos primeiros meses de tratamento, a redistribuição de gordura pode levar bastante tempo para se estabelecer. Essas mudanças são ambas reversíveis.
  • • Metabolismo - o seu metabolismo ficará mais acelerado. Você irá suar mais, o cheiro do suor pode ser diferente e mais forte e você sentirá mais calor ao praticar exercícios. Esta mudança é reversível.
  • • Pele - a sua pele ficará mais áspera e as veias ficarão mais proeminentes.


Efeitos colaterais

Infelizmente, apesar de o tratamento hormonal trazer vários efeitos desejáveis, existem também alguns efeitos indesejáveis, incluindo alguns problemas de saúde. É muito importante realizar o tratamento com acompanhamento médico e realizar exames de sangue regularmente, para que qualquer problema possa ser detectado e tratado logo no início.

  • • Acne - assim como os garotos que estão passando pela puberdade, é possível que a quantidade de espinhas aumente bastante com o tratamento hormonal. Isso pode acontecer principalmente nos primeiros meses ou anos, mas o período de tempo pode variar bastante de pessoa para pessoa. A acne aparece principalmente no rosto, costas, ombros e peito. Algumas pessoas relatam que o tratamento com Nebido reduz a quantidade de espinhas com relação ao uso de Durateston. Algumas pessoas também relatam que a acne reduz bastante quando o sistema reprodutivo pára de funcionar.
  • • Aumento de peso - o apetite costuma aumentar bastante com o tratamento hormonal, fazendo com que seja fácil ganhar peso. É importante tomar cuidado com a alimentação e praticar exercícios físicos frequentemente. Você também poderá ganhar um pouco de peso devido ao aumento da massa muscular.
  • • Voz - muitas pessoas relatam que a voz para cantar é bastante prejudicada. Se você quer manter a voz boa para cantar, é recomendável ter aulas de canto. Também é recomendável ter aulas de voz caso sua profissão exija bastante da voz.
  • • Policitemia - aumento no número de células vermelhas no sangue (o oposto da anemia), que pode causar coágulos sanguíneos e trombose. O risco de policetimia é menor em pessoas  mais jovens.
  • • Problemas de fígado - testosterona pode causar aumentar os riscos de problemas no fígado, embora esse risco seja baixo, exceto com testosterona em forma de pílulas ou testosterona em níveis muito altos. É importante que testes relacionados ao funcionamento do fígado sejam realizados regularmente. Novamente, é importante ter uma vida saudável, não consumindo muito álcool.
  • • Problemas cardíacos - a testosterona pode aumentar o colesterol LDL ("colesterol ruim") e diminuir o colesterol HDL ("colesterol bom"). Embora isso seja associado ao aumento no risco de doenças cardíacas, pesquisas não indicam nenhum aumento na mortalidade ou morbilidade em homens transexuais com relação à das mulheres. A testosterona também aumenta a quantidade de gorduras abdominais, que também são mais relacionadas a problemas cardíacos que gorduras no quadril ou nas nádegas. É importante ter uma vida saudável, praticando exerícios, parando de fumar e evitando excesso de sal e álcool.
  • • Diabetes - o tratamento hormonal pode diminuir a sensibilidade à insulina, podendo piorar pré-disposição a diabetes tipo II.
  • • Câncer - em longo tempo, o tratamento com testosterona pode causar ovários micropolicísticos, que pode ser associado a um aumento no risco de câncer endometrial e diminuição da fertilidade. Ainda não se sabe se  as chances de se ter câncer nos ovários muda ou não se comparado às chances das mulheres. Também não se sabe se o risco de câncer cervical é reduzido. Então, é importante continuar realizando exames "papa nicolau" (colposcopia). Também é importante continuar realizando mamografias.
  • • Osteoporose - estrogênio é o principal hormônio relacionado a ossos saudáveis. Principalmente depois que os ovários são removidos através de cirurgia. É importante manter o tratamento com testosterona (uma pequena parte da testosterosa é convertida em em estrogênio pelo corpo) para evitar osteoporose. Não se sabe a dose de testosterona necessária para se evitar osteoporose, mas é possível que os níveis normais de testosterona recomendados para FTMs não sejam suficientes e que seja necessário realizar algum tratamento extra para prevenir osteoporose. É interessante tomar suplementos de cálcio diários.
  • • Fertilidade - depois que você permaneceu em tratamento hormonal por tempo suficiente para mudar a estrutura dos ovários, não será mais possível ter filhos.
  • • Comportamento - dependendo do tipo de hormônio que você estiver usando, variações de humor podem acontecer. Além disso, principalmente no início do tratamento hormonal, é possível que você tenda a se irritar mais facilmente e a se comportar de maneira mais agressiva. Os efeitos do inicio do tratamento hormonal podem se assemelhar aos da adolescência, não só com relação ao aumento na quantidade de pêlos pelo corpo, mudança de voz etc, mas também com relação ao comportamento.
  • • Outros efeitos - enxaquecas pré-existentes podem piorar, insônia pode ser causada ou piorada, você pode sentir calorões como os da menopausa e ficar com a vagina mais seca. 
Fonte: Estas informações são do site  FTM BRASIL.

58 comentários:

  1. sou trans e tomo hormonio a 4, anos antes tomava uma por mes hj so quero toamr tres, qual o risco qu etsou corendo com esse tanto de hormonio,,,?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha amiga está mexendo com a sua saúde, se seu médico prescreveu que vc deve tomar um por mês e muito melhor vc confiar em um profissional, do que seguir o seu coração, pensando que seu corpo vai mudar rapidamente assim , seu corpo vai absorver oq ele precisa e de resto vai jogar tudo fora, mais vai aumentar altos riscos e pode levar você até a morte

      Excluir
  2. eu quero comecar o tratamento e tenho apenas 16 anos x-x isso aumenta algum risco?

    ResponderExcluir
  3. Sou mulher, pretendo continuar mulher, mas, meus relacionamentos com os homens não dão mais certo, estou tri afim de começar alguma coisa com uma trans... Onde posso encontrá-las?

    ResponderExcluir
  4. quanto a questão do tratamento mencionado pelo Junkie66, tem um excelente medico psiquiatra que trata de transexuais adultos e adolescentes)(ja muitos operados) no Hospital das Clinicas de SP. Dr.Alexandre Saadeh para quem estiver interessado o telefone é (11) 3069 6576 agendar triagem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Oi. Li sua postagem e tentei ligar no número que você forneceu mas recebo a mensagem que esse número não existe. Como já faz cinco que vc postou também tenham mudado. Você saberia me informar o atual? drimantiqueira@gmail.com

      Excluir
  5. Eu estou querendo virar transexual mais eu nao sei aonde eu procuro hormônios para eu começar a ser gostaria de uma ajuda tenho 16 anos e gostaria de ter um corpo feminino!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desculpa, mas vou ter que te corrigir, vc não esta querendo virar transexual, isso vc já é, pois nascemos assim, o corpo feminino só vai adequal seu corpo a sua mente amiga!

      Excluir
  6. Olá amigo , onde acho di–hidrotestosterona (DHT) . como faço para obter em Gel , sou de São Paulo Capital .

    ResponderExcluir
  7. Eu não vou mentir eu tomava por mim mesmo estrogenio injetavel em mim mesmo , mais chegou um momento que eu não conseguia tocar nos meus seios, ou melhor no meu peityo pois ainda sou um homem, e fui ao medico devido as dores que eu estava sentindo , bem ele disse que eu tenho hipogonodismo devido a CID E 29.1 que nada mais é que a insuficiencia testicular hormonal,no qual meus orgãos genital é atrofiado e nao fabrico testosterona e sou infertil devido a essa anomalia, agora eu pergunto como fica minha cabeça pois tenho 40 anos nessa luta ..tomei durateston a minha vioda inteira e não vi resultado algum, não curto garotas desde criança e nunca tive uma namorada ...sempre namorei homens , mais com esse problema sempre acabava a relação pois eles não entendiam o meu problema, pois eu nunca fiquei sem roupa perto perto deles pois tenho vergonha do meu corpo.Essa é a minha historia e concerteza vai acabar brevemente ...depois que eu fizer o tratamento certo

    ResponderExcluir
  8. oi,tenho 16 anos,desde de criança eu sempre agi como um menino,sempre quis ser um e sempre falei sobre isso,e hoje já não aguento mais, principalmente ao ver algumas mudanças no meu corpo,mas graças a Deus meus seios são pequenos e na rua sempre me veem como homem,amém.Só que sou magro demais,sabe,tenho aparencia de garoto só que um garoto bem mais novo e não um garoto de 16 anos,pois sou mt magro e tal. Queria saber como faço no caso de querer tomar hormonio?o que eu preciso fazer?se mesmo aos 16 anos eu conseguiria isso no brasil?
    Me ajuda,obrigado :/ rodrigo

    ResponderExcluir
  9. Olá, gostaria de começar um tratamento hormonal para ter um corpo bem feminino, já sei de todos os efeitos colaterais etc e tal. gostaria de saber quais os melhores medicamentos. Bjs, Denise ou senhoradiferente52@gmail.com

    ResponderExcluir
  10. Olá, aqui deixo o meu blog para vos exclarecer mais um pouco sobre este delicado tema. Podem ver o meu blog DEDICADO AO TRATAMENTO MTF(homem para mulher): http://www.transexualidadeportuguesa.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  11. Olá, venho pesquisando bastante sobre a testosterona. Mas ninguém nunca fala ou da dicas de nomes dos melhores fabricantes de testosteronas apropriadas para FTM. Tenho corpo de mulher mais nao me sinto feliz e quero começar o tratamento homonal. mais não tenho conseguido informações do melhor tipo e mais apropriado de testosterona a ser tomado. agradeço se alguém poder me ajudar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Durateston é o mais usado. Ele é via intramuscular. O custo é em media +/- 12,00.
      Porem só é vendido com receita médica por um especialista como o endocrinologista

      Excluir
  12. Olá, tenho 16 anos e gostaria de saber em média, quanto custa um tratamento hormonal FTM.obrigado desde já

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O tratamento começa com psicólogo e com um psiquiatra, depois vem o tratamento hormonal que é para o resto da vida. Uma ampola de Duratestom a cada 21 dias . R$ 9,00 Cada .

      Excluir
  13. Oi Paulo, muito esclarecedor teu texto, lí recentemente o Viagem solitária do João Nery, no livro ele cita que o uso da testosterona foi um dos motivos para problemas osseos que ele tem hoje..
    vc já notou algo do tipo, sabe de alguma pesquisa a respeito?
    no meu caso, tenho 25 anos e tomo o hormonio contrário, anticocepcional por problemas de menstruação e se eu parasse de tomar e iniciasse testosterona, sera que ia ser muito pesado pro meu corpo? é por estas e outras dúvidas que até hj não tenho certeza se a mudança fisica vai ser boa...

    Francielly

    ResponderExcluir
  14. Tenho 30 anos posso começar a terapia hormonal com durateston?

    ResponderExcluir
  15. Só é possivel iniciar a hormonoterapia após dois anos de acompanhamento psicológico?

    ResponderExcluir
  16. Vc sabe se afeta no aumento do penis ? Pois ouvi dizer que sim

    ResponderExcluir
  17. tenho 36 anos e vou começar meu tratamento

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Tatiane, tenho 37 anos e estou tomando coragem finalmente para assumir quem sou. Gostaria muito de conversar com você, saber como está sendo para você esta mudança.

      Excluir
  18. tenho 36 anos e vou começar meu tratamento

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie tato
      Queria saber mais como que vc fez ou ta fazendo me ajuda por favor se poder entrar em contato agradeço

      Excluir
  19. Boa noite, tenho 20 anos e gostaria de começar o tratamento hormonal porem estou perdida não sei como deve proceder com qual medico devo procurar por favor me ajudem?

    ResponderExcluir
  20. Oi ,meu nome é juliana teno 17 anos , e pretendo tomar hormonio masculino, sofro por ter corpo de mulher ,tem vez que dá vontade de chorar , tenho medo de entrar em depressão ....queria que me ajuda sem ,queria saber como fasso pra comessa o tratamento hormonal .... onde for nesse esse tratamento .... alguém se souber por favor me responda ...obrigada

    ResponderExcluir
  21. Oi ,meu nome é juliana teno 17 anos , e pretendo tomar hormonio masculino, sofro por ter corpo de mulher ,tem vez que dá vontade de chorar , tenho medo de entrar em depressão ....queria que me ajuda sem ,queria saber como fasso pra comessa o tratamento hormonal .... onde for nesse esse tratamento .... alguém se souber por favor me responda ...obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. você tem que procurar um endócrino e um psicólogo na sua cidade para começar o tratamento. Bem eu n manjo muito das coisas, mas qerendo trocar uma ideia, fala comigo pelo email do meu google+. abraço!

      Excluir
  22. Boa noite,
    Tenho 21 anos e desde que me conheço por gente não gosto da aparência feminina nenhum pouco em mim, cortei meu cabelo igual homem, minhas séries da academia são mais focadas nos membros superiores e minhas roupas são totalmente masculinas, só que da mesma forma ainda não me sinto bem, sempre quis começar tratamento hormonal pois nunca me vi como mulher, tenho uma irmã gêmea univitelina "tentei" ser da mesma forma só que foi sem sucesso e não me sinto nada bem assim, minha própria irmã apoia minha mudança pois ela vê que não sou feliz dessa forma. Por onde devo começar para realizar esse procedimento ? Já pesquisei muito sobre o assunto, mas são tantas informações que fico até perdido.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí cara beleza? Meu nome é Max e se quiser posso te dar uma força em relação a isso. O teu primeiro passo é começar a se consultar com uma/um psicóloga(o). Pois isso te dará o laudo que será útil para a mamoplastia masculinizadora (retirada da mama), mudança de nome e faloplastia ou metoidioplastia (cirurgia para a construção de um pênis), caso seja essa a sua vontade, e não menos importante o início do tratamento hormonal. Posso te passar o contato da psicóloga cuja a qual eu me consulto o nome dela é Mariana e o telefone dela é +1406-574-2047 pode chamar ela via whatsapp, porém, ela não está mais no Brasil, mas pode conversar com ela porque ela é um amor, te trata pelo nome social, enfim super recomendo. Te recomendo a procurar alguns grupos no facebook lá também tem bastante informação, mas lembre-se sempre, consulte sempre um profissional e espere pelos resultados. Do mais qualquer coisa é só chamar, boa sorte na tua jornada.

      Excluir
    2. Muito obrigado pela resposta, vou procura-la sim e conversar com ela, eu já estou sendo acompanhada por uma psicologa e já vou começar com o endócrino para dar inicio ao tratamento hormonal, mas valeu mesmo por responder!

      Excluir
    3. Bom dia Max, esse número da Mariana ainda é válido? Não consigo localiza-la no whats, preciso do laudo o quanto antes

      Excluir
  23. Oi meu nome é Stefany tenho 19 anos,moro em guarulhos-SP e desde de criança nunca gostei de me vestir como feminina,nunca gostei da minha aparência feminina embora as pessoas sempre me vêem como "lésbica"bom no começo eu até achei que fosse só coisa de gostar de meninas e tal mas não é de uns tempos pra cá venho fazendo pesquisas sobre vários gêneros e assuntos relacionados e cheguei a conclusão em que não só como as pessoas me vêem como lésbica mas em que eu me vejo como menino,até as pessoas acham isso quem não me conhece é a primeira impressão que eu dou,enfim diante de várias pesquisas e pensamentos fiquei um pouco perdida,mas que estou decidida em fazer o tratamento,mas não estou conseguindo encontrar pessoas que possam me ajudar,com indicação de psicólogo(a)ou outra profissão que possa me ajudar,então se alguém poder me ajude com algum contato que eu possa está realizando meu procedimento eu agradeço.

    ResponderExcluir
  24. Riscos de câncer? Isso tem alguma porcentagem de chance?

    ResponderExcluir
  25. Ola, meu marido é um homem trans, iria começar o tratamento hormonal agora, só que descobrimos que ele tem nódulos nos seios, entao a pergunta é, msm com esses nódulos nos seios, ele pode fazer a transição, começar o tratamento hormonal?

    ResponderExcluir
  26. Tenho 19 anos, quero começar a tomar hormônios femininos, minha família não me apoia, então não tenho como começar com psicologo e endocrinologista , queria saber se tomar anticoncepcional da minha namorada, me ajudaria, quanto tempo eu ficaria mais feminina, e quais os risco, desde ja agradeço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. vc deve tomar cuidado com os antconcepcionais alguns deles podem lhe trazer risco grandes a sua saude procure tomar elamax ou climene sao os mais indicados

      Excluir
  27. Eu tenho estado em dúvida durante muito tempo, não lembro de me identificar como menina quando criança, e era bastante violento..hehe..mas aos 15 anos via fotos de mulheres mas sentia algo diferente, eu queria ter o corpo delas. Já sonhei muito com poções magicas q pudessem me transformar numa mulher, mas sempre afastava esses pensamentos por mesmo pensar q n era algo normal, e q eu n deveria estar pensando essas coisas, pois minha familia eh muito religiosa, mas jah fazem 5 anos e nd mudou, ainda tenho esses pensamentos, mas tenho medo, nem eh de passar por chacotas e preconceito, mas de perder minha familia, talvez isso esteja me bloqueando emocionalmente, eu me sinto mais forte e confiante quando ajo como mulher escondido, e quando uso as roupas da minha mae, tmb escondido, e queria saber se alguem tmb passa por isso. E queria saber também qual eh o custo mensal com os remedios de uma transição MtF?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estamos na mesma. Iai como vc tá hj em dia?

      Excluir
    2. eu tambem estou na mesma que vcs estou aguardando acompanhamento de um endocrinologista sexual pra dar inicio a fase de trasiçao eu tomo anticoncepecionas por conta nao endicado faze auto medicaçao e perigoso procure orientaçao

      Excluir
  28. Gente tenho 37 anos tbm estou querendo iniciar meu tratamento.
    Acredito não precisar de tratamento psicológico pois não me lembro em minha existência, veste algo feminino e gostar, afinal nada do universo feminino tirando as próprias mulheres(rsrsrsrsrs), sempre vivi como um rapaz, meus amigos minha família não me vê feminina nunca tive cabelos compridos INFELIZMENTE , meu físico é outro. Vcs acham que preciso de tratamento psicológico? Já esperei tanto por isso e não sabia, deveríamos ter mais acessibilidade pelo SUS, pois tenho medo de tomar por conta mas a dificuldade em procurar profissional acessível em valores. Podíamos criar um grupo trans após os 35

    ResponderExcluir
  29. Sou mulher, gosto de roupas de mulher, acessórios e maquiagem. Mas detesto ter seios femininos. Em 92 fiz cirurgia de redução e levantamento de mama. Na ocasião conversei abertamente com o médico pedindo para que retirasse quase todo o seio e ele não me levou a sério.Agora cheguei a uma situação insustentável. Só uso blusas largas para esconder os seios e não consigo olhá-los no espelho. Vou comprar uma faixa para esconde-los por baixo da roupa. Mas isso não faz de mim trans certo? Acha que vou poder fazer a cirurgia nas mamas sem ter que passar por acompanhamento psicológico, já quer não sou homem trans, mas sim uma mulher que não gosta de ter seios?

    ResponderExcluir
  30. Sou uma mulher que gosta de homens, de roupas, acessórios e maquiagem feminina. Mas detesto ter seios femininos. Fiz redução e levantamento de mamas há 20 anos. Na ocasião pedi para o médico retirar quase toda a mama, mas ele não me levou a sério. O resultado é que uso sutians apertados e blusas mais largas para esconder os seios. Vou comprar uma faixa compressora. Mas meu desejo é operar de novo e ficar com mamas menos femininas e mais masculinas. Será que terei que ter acompanhamento psicológico? Penso que não, pois não sou homem trans, e sim uma mulher que não gosta de ter seios. Conhecem outro caso assim?

    ResponderExcluir
  31. Oi, Paulo! Estou com 29 anos, iniciando minha transição e estava super de boas com as coisas demorarem, até me dar conta de como não dá pra disfarçar a minha proporção quadril/ombros. Você tem alguma dica de roupa, exercícios, enfim... algo que possa ser feito até a testosterona redistribuir essa gordura? Graaato😊

    Mário



    ResponderExcluir
    Respostas
    1. aos 5 anos de idade eu comecei a usar calcinhas escondidas de todos e sempre que nao tinha ninguem em casa eu colocava roupas femininas e comecei tomando ciclo 21 por 7 meses e comecei a ter peitos parei com ciclo 21 começei toma perlutan e climene juntos deram um bom resultado,hoje com 39 anos casado eu ja tenho minhas calcinhas e outras roupas femininas minha esposa me aceita do jeito que sou mais eu nao me sinto feliz sendo assim quero faze o tratamento completo e faze a cirurgia de mudança de sexo so assim serei feliz

      Excluir
  32. Sou Sonja McDonell, comissária de bordo da Swiss Airlines, 23, com 13 cidades no exterior e muitas fantasias em casos de emergência. A transição F2M não é recomendável, porque um clitóris nunca pode esguichar.
    sonjamcdonell@yahoo.com

    ResponderExcluir
  33. Quem precisar de testo
    Whats 47992812033

    ResponderExcluir
  34. COMO DR WONDERS HERBAL CREAM ME AJUDOU A AMPLIAR O MEU TAMANHO DO PÉNIS DE 2,5 POLEGADAS PARA 10 POLEGADAS DENTRO DE DUAS SEMANAS DE TRATAMENTO ....

    Olá a todos neste fórum eu estou um pouco envergonhado de compartilhar esta história sobre um grande DOUTOR chamado DR WONDERS que me ajudou a aumentar meu tamanho pequeno pênis através de seu creme de mistura de ervas, eu estava de coração partido antes porque eu tenho um pênis muito pequeno sobre 3,5 polegadas que foi tão chato e vergonhoso que eu não poderia satisfazer a minha esposa na cama, meu casamento foi realmente quebrando e eu precisava de ajuda urgentemente, eu usei pílulas, vacinas, drogas, cirurgia, mas nenhum funcionou ... então um dia fiel como eu estava navegando através da internet eu vi poucos comentários em um fórum sobre DR WONDERS e como ele ajudou o Sr. Mark do Reino Unido para ampliar seu pênis e também curou sua doença MOM diabetes tipo 2, eu entrei em contato com ele através de seu e-mail drwondersenlargementhome@gmail.com ele respondeu e me deu passos para seguir e eu fiz exatamente como ele disse, e ele me enviou o creme de ervas para mim através da UPS e eu recebi dentro de 4 dias e usei o creme de ervas por apenas 14 dias para minha maior surpresa meu pênis que era 3,5 polegadas antes de ampliar para 10 polegadas longo quando totalmente erigido, por apenas duas semanas de uso de sua mistura de ervas creme, wow minha esposa me amou mais e estava tão feliz que eu possa satisfazê-la muito bem agora na cama, eu ainda durar mais de 2 horas na cama. muito obrigada DR WONDERS por tornar a vida melhor para se viver ..assim se você estiver lá fora com problemas semelhantes por favor entre em contato com ele agora em seu e-mail drwondersenlargementhome@gmail.com ou você também pode whatsapp ou chamá-lo em seu celular nurmbere +2347036 517871 entre em contato com ele agora e todo o seu problema será resolvido.

    Atenciosamente, dr maravilhas ...

    ResponderExcluir
  35. Olá boa tarde tudo bem? eu sou a hyoranna e gostaria de começar o meu tratamento como faço?

    ResponderExcluir