domingo, 17 de janeiro de 2010

Cirurgias para FTM's

A mastectomia bilateral pode ser realizada antes (ou independentemente) da cirurgia genital, e é definida como cirurgia de caractere sexual secundário. A cirurgia de redesignação sexual (CRS) dos FTM's ainda ocorre como cirurgia experimental no Brasil, e apenas pode ser feita em caráter público, não particular. São utilizadas como táticas cirúrgicas de transgenitalização a neofaloplastia e a metoidioplastia. Ambas são acompanhadas da escrotoplastia e da histerectomia. Existe uma variedade de técnicas para cada etapa destas citadas.

Tratam-se de cirurgias de grande porte e são irreversíveis, por isso é importante que você saiba quais são as consequências funcionais e estéticas das cirurgias, incluindo os possíveis riscos. O contato prévio com o cirurgião e com outros pacientes que já realizaram as cirurgias seria interessante para ajudar na decisão em relação à efetivação da cirurgia.


Mastectomia¹

Existem vários tipos de mastectomia para FTMs. Estudos indicam que o tipo de cirurgia a ser realizada depende de vários fatores, incluindo não somente o tamanho do peito, mas também o tempo em que a pessoa usou coletes compressores, faixas ou outras formas similares de "comprimir" os seios para encondê-los. O uso de artificios como coletes compressores ou similares por um periodo prolongado pode danificar a pele e deixá-la menos elástica.

Alguns dos tipos de cirurgias são:


•  Semi-circular

Esta cirurgia é realizada quando não é necessario reduzir o tamanho das aréolas e o peito é bem pequeno (A Cup). Além disso, para se obter bons resultados, é importante que a pele seja bastante elástica. Isso podem depender da idade e do tempo pelo qual coletes compressores ou similares foram utilizados.

A incisão é feita somente no semicírculo inferior das aréolas, deixando uma cicatriz pequena ao redor da parte inferior de cada aréola. Contudo, a pequena abertura para a retirada do tecido mamário faz com que a cirurgia seja mais difícil de ser realizada.



Esta cirurgia é realizada em pessoas com peito bastante pequeno, mas com pele pouco elástica ou necessidade de reduzir o tamanho das aréolas, ou pessoas com peito de pequeno a médio (B Cup) e pele elástica.

A incisão tem a forma de um círculo ou elipse, permitindo a retirada das glândulas mamárias pelo orificio criado na posicão das aréolas. Esse tipo de cirurgia permite a redução do tamanho das aréolas e a retirada de excesso de tecido. A cicatriz fica somente ao redor das aréolas.

  • • Circular Concêntrica / Peri-areolar

Esta cirurgia é realizada em pessoas com peito bastante pequeno, mas com pele pouco elástica ou necessidade de reduzir o tamanho das aréolas, ou pessoas com peito de pequeno a médio (B Cup) e pele elástica.

A incisão tem a forma de um círculo ou elipse, permitindo a retirada das glândulas mamárias pelo orificio criado na posicão das aréolas. Esse tipo de cirurgia permite a redução do tamanho das aréolas e a retirada de excesso de tecido. A cicatriz fica somente ao redor das aréolas.

Free Nipple Graft / Transareolar

Esta cirurgia é realizada em pessoas com peito de médio a grande (C Cup ou maior).

Os seios são amputados e as aréolas são redimensionadas e recolocadas em uma nova posição, mais masculina - os outros tipos de cirurgia não permitem um completo reposicionamento das aréolas. A cicatriz normalmente tem forma de sorriso e fica um pouco abaixo da nova posição das aréolas.


Neofaloplastia

Esta cirurgia envolve a construção de um pênis da pele do antebraço interior (lado não-dominante) e tecido vaginal e anexá-lo para a área vaginal. Esta é também conhecida como faloplastia retalho livre. A pele do antebraço está enxertadas juntamente com os seus nervos, artérias e veias e formado em torno de um cateter de tubo plástico, que servirá como a uretra e permitir a micção uma vez conectado à uretra feminina. A pele do antebraço é usado para criar o eixo, glande (cabeça), e uretra. Os nervos do clitóris estão ligados aos nervos enxertadas e vai crescer dentro do pênis após a cirurgia. A pele e o tecido dos lábios vaginais é usado para criar um escroto. O procedimento pode demorar 3 horas ou mais. Depois de 6 a 9 meses de recuperação saudável, implantes cosméticos testiculares podem ser inseridos no escroto. Complicações possíveis da neofaloplastia são o endurecimento do trato urinário e morte do tecido do pênis. 


Metoidioplastia

A metoidioplastia é a criação de um pênis, alargando o clitóris, que cresceu pelo uso da testosterona. A pele ao redor do clitóris é removido para que o clitóris pode se estender da região pubiana dar a aparência de um pênis. O pênis resultante é menor que o tamanho médio do pênis de um adulto do sexo masculino e seu uso na relação sexual é limitada. Algumas pessoas também têm a uretra alongada, o que torna possível urinar de pé. Isto exige a remoção da vagina. A gordura da região pubiana é normalmente retirado e a pele em torno da área é puxada para criar uma aparência mais masculinizada. A abertura vaginal é fechado e a pele dos lábios vaginais é usado para criar um escroto. Expansores infláveis são colocados no escroto durante ou após a cirurgia para expandir a pele do escroto recém-criado. Uma vez expandido, o escroto pode acomodar os implantes testiculares.

Embora o problema das metoidioplastias sejam o tamanho final do neopênis, estão sendo realizadas pesquisas² para o aumento peniano em homens comuns, XY. Por enquanto conseguiram aumentar pênis de coelhos, mas, no futuro, quem sabe, conseguirão realizar esse aumento não somente em homens amputados ou de pênis pequenos demais, mas também em FTM’s?

Obs.: no mercado existem desenvolvedores penianos, os "pumps" ou simplesmente "bombas". São aparelhos de sucção manuais para serem usados vários dias na semana, várias vezes ao dia, dependendo do estágio em que você esteja em relação ao pump. Esse bombeamento pode alterar o tamanho final do clitóris (ele pára de crescer em dado momento), mas é preciso realizá-lo com muito cuidado, para não prejudicar o tecido e acabar matando-o. Pumps são vendidos em sex shops e em lojas especializadas para FTM's.


Fonte: Estas informações são do site  FTM BRASIL.

6 comentários:

  1. Boa tarde, você sabe aonde podemos fazer a Metoidioplastia aqui no Brasil?

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Digitei errado não é transporte é filho transgenero

    ResponderExcluir
  4. Preciso de ajuda para mastectomia dele posso publicar aqui?

    ResponderExcluir
  5. Digitei errado não é transporte é filho transgenero

    ResponderExcluir
  6. Olá posso pedir ajuda para meu filho transporte fazer a mastectomia na sua página. Obrigada

    ResponderExcluir